terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nova espécie de Evangélicos



"Aumenta o número de evangélicos sem igreja".

Folha Evangélica




Evangélicos sem igreja, como assim, existe isso???

Quando não se tem igreja ainda é considerado evangélico???

Isso mesmo!!!! É novo bando de "crentes" que está surgindo.


Através de uma pesquisa realizada pelo POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), surgiu uma nova "espécie" de religiosos: Os Evangélicos não praticantes.
Entram nessa categoria tantos pessoas que frequentam cultos de várias igrejas como gente que se afastou de sua denominação de orig
em, mas não deixou de se considerar evangélica, em processo semelhante ao dos "católicos não praticantes".

No artigo há também um exemplo de uma mulher de 31 anos chamada Veronica que, vai à missa aos domingos mas, frequenta também os cultos da igreja Deus é Amor e Nova Vida.
Quando questionada sobre sua filiação, responde: "Não sei. Tudo é Deus. Gosto dos folhetos da Católica, da língua estranha do pastor da Deus é Amor e da leitura acentuada da Bíblia na Nova Vida"
A antropóloga Regina Novaes afirma que os "evangélico genérico", assim como os católicos não praticantes, usufruem de rituais religiosos mas se sentem livres para ir e vir.

É o que sempre digo, todos querem os benefícios da cruz, mas, sem a cruz.

Se não há Cruz, não há
renúncia.... Se não há renúncia, não há discípulo..."Sem discípulo, sem Cristo...Sem Cristo, sem Deus....Sem Deus, sem vida eterna".
(Frase em destaque - Pra. Monica)


Alguém que viver um "Evangelho" onde não existe a cruz, não pode ser chamado de discípulo, porque o verdadeiro cristão toma a cruz e segue a Jesus. E esse critério não é meu, é Dele. - Lc 14: 27.

"A cruz não faz uma mudança superficial no homem, não faz melhoras, mas mata-o e o ressuscita em novidade de vida" (Rom 6).

Monica Komora, pastora.



Veja também o artigo: Jesus é Insuportável

http://aescribadorei.blogspot.com/2011/03/jesus-e-insuportavel.html



12 comentários:

  1. É Arone,mais uma categoria para nos avaliarmos....rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, analisando bem essas pessoas acusam muitos seus ex lideres espirituais e por isso creio eu que já estão pecando pois o pecado gera:

    "Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte..."
    Tiago 1:15

    Fabi Felix

    Sê tu uma benção

    ResponderExcluir
  3. Fabi,

    Dentro do contexto que você escreveu, concordo com você... o evangélico não praticante é uma piada, porque o evangelho é uma prática de vida, não tem como desassociar a crença das atitudes.

    Mas acho que o ponto aqui começa com a definição do que é igreja, e o que é ser igreja...

    Igrejas somos nós, crentes em Cristo reunidos... se me reúno com irmãos em Cristo em casa, para orar e compartilhar, estamos nos reunindo como igreja... isso pode acontecer em qualquer lugar, e a qualquer momento... somos igreja em casa, na escola/faculdade, no trabalho, na padaria, no restaurante... enfim, podemos ser igreja até na "igreja denominacional"! rsss

    Mas ser igreja (de verdade), não tem nada a ver com "frequentar" uma igreja denominacional... de fato, acho que é o lugar que normalmente somos menos.... sentamos num banco, assistimos uma programação, mal conhecemos as pessoas a volta, e vamos embora carentes de experiências verdadeiras com Cristo... e na busca disso, vamos em mais programações, vivendo apenas um "ativismo" religioso...
    Além disso, na "igreja denominacional" é onde tem acontecido os maiores absurdos do cristianismo... verdadeiros "estupros" teológicos (me desculpe a expressão, mas é verdade), autoritarismo de hierarquias que nada tem a ver com a bíblia, orgulho, a falta de amor, a exploração dos fiéis em nome de Genésio (pq em nome do JESUS que eu creio que não pode ser), promessas que nada tem a ver com a bíblia... enfim, tudo isso tem causado danos gravíssimos nas vidas de milhares de pessoas, gente profundamente machucada, desiludida, revoltadas... que quando não se afastam totalmente da igreja e do evangelho, e não querem nem ouvir falar de igreja, procuram modelos que fogem da igreja tradicional... é gente que quer viver a palavra, quer viver uma vida cristã, mas não tem igreja (pelo menos não no sentido tradicional)...

    Mas sinceramente, creio que gente assim tem sido muito mais "Igreja" no sentido bíblico, do que muitas pessoas que estão na igreja tradicional... meu sonho é voltar para igreja de Atos, onde irmão partilham o pão juntos nas mesas de suas casas, e vivem uma comunhão livre de formalismos e tradições humanas, unicamente pelo amor e pela graça de Cristo.

    Se no modelo tradicional de igreja tiver espaço para isso, amém, se não, então é hora de uma "nova espécie de evangélico".

    Espero que entenda o que quis dizer aqui!

    No amor do mestre,

    Renan Alencar

    ResponderExcluir
  4. Entendi sim Renan!
    Talvez o que esteja faltando no texto são as perguntas: Porque que as pessoas estão se tornando "evangélicos não praticantes"???Onde estamos errando???

    Meu foco no texto foi a não prática do cristianismo. Essa nova forma de ser evangélico.
    De não precisar se comprometer com nada do Reino.
    Tomar a cruz é um critério imutável.

    Mas, seu prisma é totalmente relevante e profundo.
    A "igreja"(instituição) está estragada em seus focos e princípios e, muito diferente dos tempos Atos.

    Se as pessoas são a igreja, então devemos gerar frutos que permaneçam. Talvez esteja aí a erro. Hoje é a preocupação é de fazer multidão (eevangélicos) e não de gerar pequeno Cristo (cristão).

    Gosto muito de seus comentários...vc sempre me contraria!!!...rsrsrsr

    Um abraço,
    Fabi Felix - A escriba do Rei

    ResponderExcluir
  5. kkkkk... mas é uma contrariação "do bem"... para refletir, não para criticar! =P

    Bom, sobre o texto, vale uma lida nessa matéria:
    http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=71&materia=760

    ResponderExcluir
  6. kkk....Claro!!! é neste sentido que estou falando....vc sempre me mostra o outro lado.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. A paz amada!
    Faço minhas as palavras do Renam alencar, já que expressou tudo o que vivo e sinto, de uma forma amável e educada.
    Coisa que eu não poderia fazer tão bem, visto que este assunto me ofendeu pela forma superficial como foi exposta: novo bando de "crentes", nova "espécie" de religiosos, "evangélico genérico", igual ao cátolico não praticante, etc...
    Você tem razão sobre a pergunta certa, que deveria fazer: O que a Igreja esta fazendo de errado ou o que a Igreja está deixando de fazer? Afinal de contas, quem é a Igreja de Cristo? O que é ser um evangelico de fato? Hoje me vejo sendo julgada por uma geração de novos crentes, bebezinhos na fé, que ainda não teêm anos de vida de experiência genuína com Deus, mas se "ACHAM" cheios de conteudo para julgar o comportamento de um nº considerávelmente grande de pessoas que conheceram a Deus há mais de 20, 30 anos e que não se CURVAM, NEM SE CURVARÃO á esse "evangelho" que vem ganhando cada dia mais, pessoas cheias de vaídade, corrompidas, que só querem cura, bençãos, muito dinheiro, estatus, poder...Este evangelho tem vários nomes: "evangélho da prosperidade", etc... movimentos que estão vendendo Deus e suas dádivas. Que estão mudando o que era antigo e sólido por algo novo e nocivo, que estão transformando a casa do Senhor em lugar de barganha, negócios e prostituíção espiritual...O "evangelho que está sendo pregado diz: Venha como estás e fique como quiser. Venha buscar tua benção, é de grátis, o Senhor está aqui para te servir...Estão oferecendo Deus e sua graça como se fosse qualquer coisa, sem valor algum. As pessoas que se sentem livre para vir e ir, são frutos do "evangelho" gratuíto sem compromissos que as igrejas estão oferecendo. As pessoas não estão sendo ensinadas a temer e tremer diante da presença do SENHOR, As igrejas estão oferecendo um Deus que vai te servir...Estão mudando a ordem das coisas, não somos mais os servos, somos senhores. Nós ordenamos e determinamos e Deus apenas é aquele que tem que fazer... Está tudo errado. O assunto é mais complexo do que pode parecer...Vamos acordar!!!Muitos como eu, estão com dificuldades de encontrar um lugar que não esteja tão contaminado, tão corrompido. Não sou louca de me colocar em posição de rebeldia, estando em alguma Igreja e discordando abertamente de lideranças, muito menos louca ainda, para fazer como uma multidão que não quer estar debaixo da liderança de alguém e deliberadamente abrem igrejas para alimentar seu ego e vaídade e assim o nº de novos evangélicos vai crescendo...Não somos nós os antigos e conservadores que somos novos e GENÉRICOS, são os novos crentes que nunca tiveram nem perto de um arrependimento genuíno de seus pecados!!!Tem muita gente boa e honesta como você querida irmã, que esta envolvida de coração em buscar de uma vida de comunhão com Deus, mas que também estão ficando equivocados na hora de julgar uma situação como esta. O caso é muito mais sério do que parece!Peço que não se ofenda comigo, mas realmente gostaria que estes assuntos recebecem mais atenção.

    ResponderExcluir
  8. Fabi, vim visitar o seu blog, li a sua postagem e também li os comentários, voces os irmãos brasileiros parece que se revoltam mais uns com os outros do que com o mal, eu fico triste qundo vejo irmãos a dizerem mal uns dos outros. Então veja, eu sou um servo de Deus amo meu Senhor e quero viver melhor a cada dia, mas tenho muitas falhas que pela graça de Deus Jesus está moldando a cada dia.Que posso eu dizer dos outros enquanto eu próprio estou precisando deles.No céu como bem sabemos não vão entrar lé evangélicos, protestantes,católicos, pentecostais, ou outra religião qualquer, mas sim homens e mulheres remidos pelo Senhor.Outro assunto não concordo com os crentes não terem uma casa a que chamamos de igreja, mas repare que a Bíblia nos mostra crentes que se reuniam em casas uns dos outros, então o problema não está em casas, mas em vidas vividas, e aqui eu quero frisar, a pessoa ou é salva ou não, pode frequentar uma casa ou (Igreja) mas não ser salva, como sabemos igreja não é uma casa, mas pessoas, estejam onde estiverem.A salvação vem pela graça, e pela aceitação pessoal.Sou crente há mais de 50 anos e tenho presenciado muita coisa que dá vontade de chorar, mais dentro do que fora das (igrejas)não sei se me fiz entender no meu comentário, só desejo que cresça em graça em sabedoria e amor esteja voce onde estiver. As minhas cordiais saudações.
    Antonio

    ResponderExcluir
  9. Não irei me estender pois estou sem tempo, mas achei está postagem maravilha, primeiro por que é uma verdade que toma conta do mundo, tenho vários amigos e amigas que se dizem evangélicos mas vai para as noites, prostituem-se não adoram a Deus, não oram, não leem a bíblia, como podem ser evangélicos assim? não existe, a palavra de deus diz que temos que viver em união, comunhão, o templo e bíblico, foi Deus quem mandou levantar um altar para que o adorassem se você não vai a igreja está errado, não existe essa de que somos a igreja, claro que somos, mas sem comunhão, não teremos forças para resistir ao mundo, somos fruto do mundo em que vivemos, se vivemos longe da igreja como podemos adquirir comportamento de cristão? a Igreja de Cristo é importantíssima para o nossa vida, mas as pessoas estão perdendo o foco e muitos usam de desculpa para não ter que sair mas de casa, eu também entendi o que o Renan Alencar quis dizer mas temos que tomar cuidado ao ficarmos longe da igreja e muito cuidado mesmo.
    Fiquem na paz e façam-me uma visita.
    blog: gostaria de convida-lo a seguir meu blog
    e comentar essa pstagem

    http://palavrabencoadora.blogspot.com.br/2012/08/bem-aventurados-os-pobres-de-espirito.html

    ResponderExcluir
  10. Triste realidade. Todos querem morar no Céu, mas ninguém quer "morrer". Morrer para o mundo, morrer para o pecado... ninguém quer compromissos; em nome do "Tempo da Graça" temos caminhado para a desgraça porque agindo dessa forma estamos pisando no Sangue de Jesus. Todo o sacrifício fica sem valor para essa nova geração. Oh, Senhor! Tenha misericórdia de nós!

    Bom texto; simples, objetivo e visionário. Deus lhe abençoe, Escriba do Rei.

    ResponderExcluir

Olá,a paz!
Obrigado por comentar.
Volte depois e veja outros comentários feitos depois do seu.
Um abraço, A escriba do Rei

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...